quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Jornal Coletivo faz matéria sobre o Instituto Chamaeleon!

No dia 10 de novembro, o Jornal Coletivo publicou matéria sobre o trabalho do Instituto Chamaeleon.
Confiram:

Assistência para crianças que sofreram abuso sexual


Vítimas recebem atendimento psicológico e desenvolvem outras atividades. Já foram auxiliadas pelo Instituto Chamaeleon 180 crianças

Por Rafael Mouad Redação Jornal Coletivo
rbueno@jornaldacomunidade.com.br


Presidente da ONG Chamaeleon - Beatriz Schwab: entidade
ajuda menores a superar trauma
                                                Foto: Rose Brasil

Crianças e adolescentes, vítimas de abuso sexual, estão encontrando no Instituto de Promoção da Cidadania e do Bem-Estar Social e Emocional, conhecido como Instituto Chamaeleon, uma saída, ou pelo menos uma forma de amenizar o trauma causado pela violência que sofreram. Criada há três anos, a organização não-governamental já atendeu 180 vítimas, por meio de profissionais das áreas de psicologia, psicanálise, assistência social e administração. Além disso, as crianças recebem atendimento nas áreas da Psicologia, Fonoaudiologia e Musicoterapia.

As orientações para evitar esse tipo de abuso devem começar dentro da própria casa. É o que explica a fundadora e presidente do Instituto Chamaeleon, Beatriz Schwab. “Infelizmente, muitos casos de abuso infantil que chegam ao instituto foram cometidos por parentes ou pessoas próximas da família. É preciso que os pais estejam sempre alertas, tanto com as pessoas de fora, mas com quem frequenta o lar em que a criança mora. Ao se tratar de abuso sexual, é trabalhado, principalmente, a violência intrafamiliar – moléstia realizada por parentes da vítima – que muitas vezes não despertam nenhuma suspeita como pai, padrasto, tios, primos e irmãos”.

A maioria das crianças que chegam ao instituto é encaminhada pela Vara da Infância e da Juventude e passam por uma triagem com uma psicóloga para estudar o melhor atendimento a ser realizado. “Todo o suporte fornecido é exclusivamente individual. O diferencial é que o tempo de tratamento é o tempo que cada criança ou adolescente necessita. Não existe um tempo estipulado. O atendimento realizado com eles é para que eles possam 'olhar' corretamente sobre o ocorrido, junto com o auxílio de um profissional, que ela consiga dar um novo significado aos acontecimentos e buscar uma vida melhor”, informa a presidente. Para o futuro, o Instituto Chamaeleon investe na criação de projetos de capacitação dos professores, tanto das escolas da rede pública, quanto das escolas da rede particular de ensino para que os profissionais tenham a capacidade de diagnosticar e dar o primeiro acolhimento à criança. “É um problema que acontece em todas as camadas sociais, e por isso, é realizada conscientização para que as pessoas denunciem o abuso sexual.

Ao diagnosticar desvios de comportamento na criança, o primeiro passo a ser dado é conversar com ela e saber o que está acontecendo. Em caso de retração, a família deve procurar ajuda de um profissional específico nesta área e de confiança para que possa atender a criança de forma adequada”, ressaltou a presidente da ONG.

O Instituto Chamaeleon está localizado no Setor Sudoeste (CLSW 105 – Bloco C – Sala 153 – Edifício Diana Mall Busines). Informações: (61) 3234-2738 / 3234 2068 / www. chamaeleon.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário