terça-feira, 30 de novembro de 2010

"Não é verdade que tudo acaba em pizza" na Confraria do Bem

No último dia 23, o Projeto Livro ao Molho Solidário contou com a presença do amigo e querido Ary Braga Pacheco Filho tradutor do livro "Nao é verdade que tudo acaba em pizza" escrito originalmente pelas italianas e publicitárias: Chiara Guarnerio, Silvia Scalzi e Roberta Spagnoli.


O livro traz 11 contos, 1 menu, risos e lágrimas à vontade.


Ary Filho

Em uma noite de autógrafos cheia de solidariedade, amigos e boa comida Ary sugeriu como cardápio um dos contos do livro: Bacalhau à livornese.

600g de bacalhau
farinha à vontade
55g de tomates descascados
Azeite de oliva extra virgem
Alho e salsa fresca triturados
Pimentão
1 copo de leite
Sal


E de entrada uma bela salada


Ficou com água na boca? A receita de como preparar está no livro que continua a venda no Panelinha com parte da renda revertida para a Ong Chamaeleon.






















Querida Manu e família!
E o Ary vestiu o nosso Avental do Bem!


Ary entre sua filha Mariana e esposo!

Betânia e Prof Michel prestigiando o evento! 
Jackson Garcia 
Ary Filho e Gelson Leite 
Bia, Fátima e Gláucia 
Jack e Bia!
Ary com o casal Luiz Felipe e Lucia
Confrades do Bem! 

Paula ganhando autógrafo!

Confrades do Bem!
Ary, obrigado por acreditar na nossa causa e se tornar um Confrade do Bem.
A noite foi maravilhosa!

E a Confraria do Bem está completando 1 ano no próximo dia 7/12.
Venha comemorar conosco numa grande festa cheia de emoção, solidariedade, gastronomia e cultura.
Esperamos vocês!

Grande abraço,
Gláucia Amantéa


segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Noite de autógrafos na Confraria do Bem!

No dia 9 de novembro, a Confraria do Bem recebeu a escritora Mara Prieto em mais uma Noite de Autógrafos com o livro: "Proteja seu filho de um pedófilo - Uma história real!".

Baseado em fatos reais, a escritora, num ato de coragem, desvenda num relato emocionante os anos em que sofreu abusos. Dos 2 aos 14 anos ela viveu numa história de horror, mas conseguiu por meio de muita luta, dor e sofrimento vencer as barreiras emocionais e físicas para conseguir criar uma família e preservar seus filhos desse mal.

O livro não apenas relata sua história, mas nos traz um guia prático de como reconhecer e evitar que esse mal ocorra com nossas crianças. Fica aqui o convite para que todos leiam e passem essa informação adiante. Temos que ficar alertas, atentos e, principalmente, divulgarmos informações para que cada vez mais os pedófilos e estupradores se sintam acuados para agir, e assim, erradicarmos esse que talvez seja um dos grandes maus causados a um Ser Humano.

Bia, Mara Pietro e Cintia Marques

A escritora!

A artista plástica Dinha!!!


Confrades do Bem!
 

Carla Manzi - Vice-Presidente do CRP
Dr. Ruy prestigiando o evento! 
Ary Filho!
Conrado Frossard!




As organizadoras!!!

Até a próxima!
Grande abraço,
Gláucia Amantéa

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Jornal Coletivo faz matéria sobre o Instituto Chamaeleon!

No dia 10 de novembro, o Jornal Coletivo publicou matéria sobre o trabalho do Instituto Chamaeleon.
Confiram:

Assistência para crianças que sofreram abuso sexual


Vítimas recebem atendimento psicológico e desenvolvem outras atividades. Já foram auxiliadas pelo Instituto Chamaeleon 180 crianças

Por Rafael Mouad Redação Jornal Coletivo
rbueno@jornaldacomunidade.com.br


Presidente da ONG Chamaeleon - Beatriz Schwab: entidade
ajuda menores a superar trauma
                                                Foto: Rose Brasil

Crianças e adolescentes, vítimas de abuso sexual, estão encontrando no Instituto de Promoção da Cidadania e do Bem-Estar Social e Emocional, conhecido como Instituto Chamaeleon, uma saída, ou pelo menos uma forma de amenizar o trauma causado pela violência que sofreram. Criada há três anos, a organização não-governamental já atendeu 180 vítimas, por meio de profissionais das áreas de psicologia, psicanálise, assistência social e administração. Além disso, as crianças recebem atendimento nas áreas da Psicologia, Fonoaudiologia e Musicoterapia.

As orientações para evitar esse tipo de abuso devem começar dentro da própria casa. É o que explica a fundadora e presidente do Instituto Chamaeleon, Beatriz Schwab. “Infelizmente, muitos casos de abuso infantil que chegam ao instituto foram cometidos por parentes ou pessoas próximas da família. É preciso que os pais estejam sempre alertas, tanto com as pessoas de fora, mas com quem frequenta o lar em que a criança mora. Ao se tratar de abuso sexual, é trabalhado, principalmente, a violência intrafamiliar – moléstia realizada por parentes da vítima – que muitas vezes não despertam nenhuma suspeita como pai, padrasto, tios, primos e irmãos”.

A maioria das crianças que chegam ao instituto é encaminhada pela Vara da Infância e da Juventude e passam por uma triagem com uma psicóloga para estudar o melhor atendimento a ser realizado. “Todo o suporte fornecido é exclusivamente individual. O diferencial é que o tempo de tratamento é o tempo que cada criança ou adolescente necessita. Não existe um tempo estipulado. O atendimento realizado com eles é para que eles possam 'olhar' corretamente sobre o ocorrido, junto com o auxílio de um profissional, que ela consiga dar um novo significado aos acontecimentos e buscar uma vida melhor”, informa a presidente. Para o futuro, o Instituto Chamaeleon investe na criação de projetos de capacitação dos professores, tanto das escolas da rede pública, quanto das escolas da rede particular de ensino para que os profissionais tenham a capacidade de diagnosticar e dar o primeiro acolhimento à criança. “É um problema que acontece em todas as camadas sociais, e por isso, é realizada conscientização para que as pessoas denunciem o abuso sexual.

Ao diagnosticar desvios de comportamento na criança, o primeiro passo a ser dado é conversar com ela e saber o que está acontecendo. Em caso de retração, a família deve procurar ajuda de um profissional específico nesta área e de confiança para que possa atender a criança de forma adequada”, ressaltou a presidente da ONG.

O Instituto Chamaeleon está localizado no Setor Sudoeste (CLSW 105 – Bloco C – Sala 153 – Edifício Diana Mall Busines). Informações: (61) 3234-2738 / 3234 2068 / www. chamaeleon.org.br.

domingo, 14 de novembro de 2010

O Instituto Chamaeleon é homenageado pela Vara da Infância!

A Rede Solidária Anjos do Amanhã, da 1ª Vara da Infância e da Juventude (1ª VIJ), homenageou na última sexta-feira, dia 5 de novembro, 32 voluntários do programa, entre pessoas físicas e jurídicas, pelo relevante trabalho prestado em prol de crianças e adolescentes em situação de risco social. Estatuetas e placas foram entregues aos homenageados durante a cerimônia.

Além do juiz titular da 1ª VIJ, Renato Rodovalho Scussel, o evento foi prestigiado por várias autoridades e servidores do Poder Judiciário, entre eles o desembargador do TJDFT Lecir Manoel da Luz, representando o presidente do Tribunal, desembargador Otávio Augusto Barbosa, o ministro do STF Gilmar Mendes e o ministro do STJ Aldir Guimarães Passarinho Júnior.

Em seu discurso, Scussel afirmou que as crianças e os adolescentes ainda vivem em uma sociedade que não atende suas necessidades básicas. Para o magistrado, os voluntários são amigos da sociedade, que se esforçam em favor de uma infância melhor. “Praticando o bem encontramos a verdade da justiça sem precisar lavar as mãos”, disse, fazendo referência à história bíblica de Pôncio Pilatos.

Segundo a supervisora da Rede Solidária, Lúcia Passarinho, a intenção não é substituir as políticas públicas, mas incentivar a corresponsabilidade entre estado e sociedade, tendo como beneficiários diretos as crianças e os adolescentes jurisdicionados da 1ª VIJ. Na homenagem, a supervisora destacou a importância da colaboração dos voluntários para o desfecho feliz de muitas histórias.

A diretora-geral administrativa da 1ª VIJ, Simone Resende, agradeceu a inestimável colaboração dos voluntários com as crianças e adolescentes menos favorecidos. “Saibam vocês que tudo que fazemos de bom na vida e de bem ao próximo, além de enaltecer a nossa alma, nos torna pessoas melhores e mais iluminadas”, falou emocionada em seu discurso.

Criada em 2006 pela 1ª VIJ, a Rede Solidária Anjos do Amanhã mantém cadastro de pessoas e de instituições que desejam doar algum tipo de recurso para o público-alvo do programa de voluntariado. Podem ser doados serviços, ajuda profissional ou bens materiais.  (Fonte: Site Anjos do Amanhã: http://www.anjosdoamanha.tjdft.jus.br/)

E o Instituto Chamaeleon foi um dos homenageados recebendo a estatueta pela prestação de serviços na área psicológica. Beatriz Schwab - Diretora Presidente da Chamaeleon recebeu a homenagem com muita emoção. "Receber essa homenagem só nos faz acreditar no quanto nosso trabalho é importante para essas crianças e adolescentes. E, participar desse projeto nos fortalece para continuar combatendo esse mal." completa.



Juiz Dr.Renato Rodovalho, Simone Resende, Lúcia Passarinho e Beatriz Schwab

Equipe Chamaeleon

Delsa - Proprietária do Panelinha - Uma das homenageadas!

Nossa querida amiga e parceira Sheila foi nos dar um abraço!

Eu, Bia e Beatriz - Diretora de Premiações do Soroptimistas

Gláucia, Gelson e Bia


Bia e Cintia Marques



Esmeralda Fernades - Instituto Sabin , Delza - Panelinha e Bia Schwab

Equipe Chamaeleon


Parabéns Instituto Chamaeleon pelo reconhecimento e trabalho realizado!
Para saber mais sobre o projeto Anjos do Amanhã acesse: http://www.anjosdoamanha.tjdft.jus.br/
e se você quer ser voluntário ou parceiro da Chamaeleon acesse: http://www.chamaeleon.org.br/
 
Grande abraço,
Até a próxima
Gláucia Amantéa